Emirados Árabes Unidos
Os Emirados Árabes Unidos são uma federação independente formada por sete emirados: Abu Dhabi (que compreende mais da metade do território da união), Dubai, Sharja, Ajman, Umm al-Qaiwain, Ras al-Khaima e Fujaira, que se situam numa estreita faixa litorânea do nordeste da península arábica. O país limita-se a noroeste com Qatar, ao sul e a oeste com a Arábia Saudita, a leste com Omã, a nordeste com o golfo de Omã e ao norte com o golfo Pérsico. Ocupa uma superfície de 77.700km2, na qual se incluem 200 ilhas.
Geografia física
O território da federação é formado por grande extensão desértica, coberta por salinas e areais. Essa paisagem só é quebrada pela presença das últimas ramificações dos montes al-Hajar, que se estendem pelo território de Omã.
O clima é quente e seco, com temperaturas que oscilam entre 15 e 21º C, no inverno, e entre 32 e 46º C, no verão, na costa e no interior, respectivamente. A precipitação média se situa entre 75 e 100mm anuais. Devido à aridez da região, os rios são praticamente inexistentes, e a presença de água reduz-se a pequenos oásis, onde crescem palmeiras e tamareiras.
População
Ao lado da população árabe convivem numerosos contingentes de iranianos, paquistaneses e indianos. A língua oficial é o árabe. O país, pouco povoado, apresentou um ritmo de crescimento demográfico muito elevado nas últimas décadas do século XX, devido sobretudo à política de estímulo à natalidade adotada pelo governo para compensar a enorme saída de imigrantes.
A população é eminentemente urbana e concentra-se nas cidades do litoral e em alguns oásis do interior. Os principais núcleos urbanos são a capital, Dubai e Sharja.
Economia
Dadas as condições inóspitas