Misturas Heterogêneas e Homogeneas
Água + Benzeno; Naftalina + Água; Sacarose + Benzeno; Sulfato de cobre + Benzeno e Éter etílico + Água são misturas heterogêneas e segundo Patrícia Busko Di Vita 2012, ‘’misturas heterogêneas podem ser feita a segregação conforme com suas propriedades químicas, físicas e biológicas, com seu estado físico e seus tratamentos ou utilizações.’’
Esta separação deve ser sempre feita no momento e local onde esta mistura foi gerada. Com isso é possível o reuso ou reciclagem.
Na resolução da NBR 10.004 consta que um resíduo perigoso são aqueles que possuem características de patogenicidade, Inflamabilidade, reatividade, toxidade e corrosividade.
Misturas Homogêneas
Naftalina + Benzeno, Éter etílico + Benzeno são misturas tóxicas e devem ser acondicionadas em recipientes apropriados, rotulados com etiquetas produzidas com material resistente armazenagem de resíduos e ao manuseio. Os mesmos devem condicionados e transportados corretamente a uma empresa especializada em tratamentos destes tipos de resíduos. No que se refere a mistura de Hidróxido de sódio + Água, podem ser descartados na pia no laboratório mesmo.
Sacarose + Água é necessário se atentar a concentração de açúcar por ser um composto solúvel em água e orgânico pode ser descartado diretamente na pia. Mas para este tipo de descarte a mistura deve facilmente biodegradável e com baixa toxidade.O recomendável é 100g ou 100ml, por dia, por ponto.
A mistura de Sulfato de cobre + Água pode ser descartado na pia, desde que se observe a concentração para não ferir a resolução do CONAMA 357 (CONAMA, 2005) e a NBR 9800 (ABNT) que faz referencia a descarte de tipo de resíduo, permitindo o descarte na rede de esgoto de Sulfato de Cobre de até 1000 mg.
Referências Bibliográfica
BUSKO DI VITTA, Patrícia. Instituto de Química da Universidade de São Paulo
Comissão de Riscos Químicos, Universidade Federal de Alfenas. Disponível em: acessado em 14 de Novembro de 2014