Gestao de residuos solidos
CAMPUS FEIRA DE SANTANA DISCIPLINA: MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE TURMA: ENG4AN
GESTÃO DE RESÍDUOS SOLÍDOS (TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL DO LIXO)
FEIRA DE SANTANA - BAHIA
2014
NARA NATALY SANTIAGO MASCARENHAS
GESTÃO DE RESÍDUOS SOLÍDOS (TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL DO LIXO)
Trabalho apresentado à disciplina de Meio Ambiente e Sociedade, do curso de Engenharia Civil, da Faculdade de Tecnologia e Ciências, em Feira de Santana, como atividade avaliativa do semestre 2014.2.
Professora: Sara Juliane Assunção
FEIRA DE SANTANA - BAHIA 2014
Os resíduos sólidos constituem hoje uma das grandes preocupações ambientais do mundo moderno, seu gerenciamento é um dos grandes problemas a ser enfrentado atualmente pelas organizações. As garantias da limpeza e da saúde pública, além da preservação do meio ambiente resultam de um sistema de gerenciamento de resíduos que necessita de espaços adequados, equipamentos específicos e que envolvem pessoas em diversas atividades.
As sociedades de consumo avançam de forma a destruir os recursos naturais, e os bens, em geral, têm vida útil limitada, transformando-se cedo ou tarde em lixo, com cujas quantidades crescentes não se sabe o que fazer.
Os resíduos sólidos, líquidos ou gasosos são produtos inevitáveis dos processos econômico-sociais de que dependemos. Assim como no metabolismo dos seres vivos, nossas sociedades transformam insumos em bens, em serviços e em alguns subprodutos que precisamos eliminar.
Do ponto de vista sanitário e ambiental, a adoção de soluções inadequadas para o problema do lixo faz com que seus efeitos indesejáveis se agravem: o risco de contaminação do solo, do ar e da água, a proliferação de