Artigo
Brenda Rebouças Moura (UNIFACS, brendamoura95@yahoo.com.br ), Mateus Dourado (UNIFACS, dourado.mateus@gmail.com), Rafhael Castro (UNIFACS, rafa.silva@hotmail.com), Tâmara Letícia (UNIFACS, tltamaraleticia@gmail.com), Tamiles Araújo (UNIFACS, thamis.araujo@hotmail.com).
Orientador: Viviana Mateus (UNIFACS, viviana.mateus@pro.unifacs.br).
RESUMO Relatório referente à quarta prática e terceira aula de laboratório, sobre propriedades periódicas. Ao utilizar o Bromo e o iodo foi possível analisar a característica oxidante dos halogênios, assim como com o uso do Magnésio, Sódio e Alumínio conseguimos analisar a característica redutora dos elementos químicos pertencentes ao mesmo período. Constatou-se, então, o caráter eletronegativo dos halogênios e o eletropositivo dos metais.
PALAVRAS CHAVES: Propriedades, ácido-básicas, oxidantes, redutores, periódicas.
INTRODUÇÃO
Atualmente, a tabela periódica criada por Dmitri Mendeleiev está dividida em 7 grupos e 18 períodos seguindo os rígidos padrões da IUPAC (sigla em inglês da União Internacional de Química Pura e Aplicada). De acordo com tais informações e baseada na prática feita em laboratório é possível extrair da mesma as características necessárias para os estudos dos elementos químicos, sendo elas:
Raio atômico: que é a metade da distância entre os núcleos de dois átomos vizinhos.
Raio iônico: que é a distância entre os íons em um composto iônico.
Energia de Ionização: que é a quantidade de energia necessária para remover um elétron de um átomo gasoso.
Afinidade eletrônica: que é a energia liberada quando um elétron é adicionado a um átomo na fase gasosa.
Nesse vies foi escolhido o sódio (Na), iodo (I), magnésio (Mg), alumínio (Al) e Bromo (Br) com o intuito de analisar as características redutoras dos metais e o caráter oxidante dos halogênios com base nas propriedades químicas já citadas.
EXPERIMENTAL
MATERIAIS E REAGENTES:
Cápsula de porcelana; Tubo de ensaio;