Artigo
Análise Semiótica e Identidade Visual:
O logotipo PMDB
Robson Fontana¹
Faculdade de artes e comunicação
Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS.
Resumo
O logotipo é um elemento de extrema importância na construção da imagem de uma empresa ou de uma instituição. O processo de construção de uma logomarca abrange diversas etapas, portando antes de se iniciar a construção de uma identidade visual é muito importante conhecer todas estas etapas, para poder então compreender a relação existente entre tais etapas, para então construir o logotipo que esteja de acordo com o que é pretendido pela empresa.
Através da análise semiótica da marca “PMDB”, poderemos observar todos os elementos constituintes da mesma, seus significados, as relações que estes significados têm com a sociedade, a importância das cores, e qual a importância dessa marca para a sociedade.
Palavras chaves: Semiótica, PMDB, Logotipo.
1. Introdução
Oficialmente o PMDB, que nasceu do MDB, teve sua fundação em 24 de março de 1966, com o registro na Justiça Eleitoral. Era um dos resultados da extinção dos partidos imposta pelo AI-2 e a instalação do bipartidarismo logo em seguida. Uma tentativa de imitar a bipolaridade norte-americana, democratas versus republicanos. A diferença, que se evidenciou antes mesmo do registro do MDB, é que o papel destinado pelos militares à oposição se resumia a isto: o de opositor, mas inofensivo ao poder. E muito menos que ambicionasse ao poder.
Sofrida, com maus e bons momentos, a história do PMDB é a história do Brasil que continuou pulsando a partir de 1964. Manteve-se em movimento, com contradições, abrigou vários tipos de ideologias e tendências políticas, instigou, gestou outros partidos, mas se manteve no centro das discussões durante, na queda e após o regime militar. Hoje, para