Artigo
RESUMO
O absenteísmo pode acontecer por diversos fatores, prejudicando o ambiente de trabalho organizacional, sua produtividade, até seus lucros. Diante disso, este artigo abordará conceitos, possíveis causas, como calcular o índice de absenteísmo de uma organização e, com um estudo de caso investigar se o índice de absenteísmo na Empresa X é elevado, comparando-os com a média geral do segmento e, caso constatado o desvio do índice, identificar seus motivos propondo possíveis soluções para reduzi-lo.
INTRODUÇÃO
O referido Artigo tratará de como o SMART, um indicador de desempenho e qualidade, pode auxiliar na minimização da existência do absenteísmo em uma instituição, por métodos específicos, sendo o absenteísmo a ausência de um funcionário ao seu local de trabalho devido a um fator influente, tendo ou não uma justificativa conveniente.
O Estudo de Caso terá como principio relevante a obtenção de dados para análise através de cálculos específicos do índice de absenteísmo e por meio de um questionário que será aplicado ao sócio administrador da Empresa X. caso o resultado seja negativo, será apresentado possíveis soluções para a resolução do problema.
REFERENCIAL TEÓRICO
O índice de absenteísmo é enquadrado como um indicador, sendo este um instrumento capaz de fornecer parâmetros objetivos para quantificação das ausências do quadro funcional. Todo o indicador deve ser passível de avaliação com o objetivo estabelecido, ser sensível a contribuição das principais ações e apurável em tempo oportuno. Reforçando esta relação, um indicador deve possuir as características enquadradas como SMART, sendo estas:
S - ESPECÍFICO: quando um objetivo passa a ser definido, em suas entrelinhas não pode constar questões duvidosas, havendo clareza em sua especificidade.
M – MENSURÁVEL: os objetivos devem ser quantificáveis e passiveis de documentação.
A – ATINGÍVEL: o objetivo deve ser alcançável, ele pode ser algo