artigo
Objetivo
Este relatório científico tem como objetivo a observação do comportamento de uma mola que trabalha com diversas massas, para assim identificar seu coeficiente de elasticidade verificando sua deformação elástica ou plástica (para este experimento usa-se apenas a deformação elástica).
Introdução
Um corpo de massa ¨x¨ é colocado na extremidade de uma mola (em nosso experimento vamos trabalhar apenas com tração), o corpo juntamente com a aceleração da gravidade exercerá uma determinada força na mola(froça peso), consequentemente a mola irá sofrer uma deformação longitudital, aumentando seu comprimento, esse diferencial é proporcional à massa que é colocada na extremidade da mola, lembrando que sempre que a mola sofrer algum tipo de carga, deve-se retirar a carga e conferir o comprimento primário da mola, pois se ela tiver sofrido deformação plástica (aumentado de comprimento primário) o experimento deverá ser descartado, a esse tipo de dispositivo utilizado para medir forças da-se o nome de Dinamômetro.
Experimentação
O equipamento utilizado nesse experimento é uma mola suspensa, à qual são penduradas e acrescentadas em sequencia, massas de valor crescente. O objetivo desse experimento é demonstrar como funciona a lei de Hooke, onde o aumento na quantidade de massa suspensa pela mola é acompanhado pelo aumento no comprimento da mola. Figura 01
Material necessário:
01 fixador plástico para prender a mola
01 tripé
01 régua milimetrada de 600 mm
01 fixador plástico com manípulo
01 manípulo com cabeça plástica
01 indicador plástico esquerdo com fixação magnética
01 mola (lei de Hooke)
Massas aferidas (50g, 100g, 150g, 200g) com gancho.
Haste fêmea de 405 mm
Haste macho de 405 mm
Para a comprovação da lei através do experimento, realizamos os seguintes passos:
1. Montar o equipamento conforme figura 01
2. Medir o comprimento inicial da mola L0. Anotar o valor obtido na tabela.
3. Prender um peso de