ARTIGO
ANA CRISTINA AP. DOS SANTOS, CAMILO PERUCCI
Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS, Araras – SP, Brasil
* e-mail: zitoconstrutora@yahoo.com.br
RESUMO
Este trabalho apresenta um estudo sobre os benefícios do gerenciamento de projetos na construção civil e tem o objetivo de mostrar as vantagens de seu uso para o melhor resultado de toda e qualquer obra civil, servindo de métodos gerenciais que desde muito antes de nossas ferramentas tecnológicas e modernas surgirem, o gestor, administrador ou líder já percebia que o empenho de seu projeto ou produto, dependia de um planejamento eficaz de escopo, prazo, custo, recursos e, sobretudo a qualidade, que consentia com a exigente perspectiva dos patrocinadores ou clientes, que cada vez ansiavam o melhor para sua casa tão sonhada, empreendimento comercial ou uma simples reforma.
Palavras-chave:
Gerenciamento de projetos. Benefícios. Construção civil.
INTRODUÇÃO
A gestão de projetos e empreendimentos vem crescendo em importância e interesse.
Com esse crescimento esses projetos e empreendimentos vêm tendo uma necessidade de serem conduzidos de maneira “projetizada”.
Segundo pesquisa da IPC Marketing – Índice de Potencial e Consumo, em nosso país os gastos com construção civil assumem o 4º lugar no ranking de consumo, fica atrás dos gastos relacionados à manutenção do lar (água, luz, telefone, aluguel etc.).
Esses dados concluem que nossa sociedade tem a plena realidade de estar em contato constante com obras e esse tema deixa de ser um problema e passa a ser a grande meta, plano e objetivo de muitos brasileiros, que constroem suas casas, edificações comerciais ou mesmo aquela sonhada reforma.
Por outro lado, muitas dessas construções tão almejadas, nem sempre são concluídas e acabam por abandonadas, sem serem concluídas, geralmente incomodando a vizinhança e até mesmo se transformando cada dia que passa em lixo. Sem contar nos