artigo
Recursos materiais são os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações diárias, para construção do seu produto final. Esses itens ou materiais podem ser classificados em materiais auxiliares, matéria-prima, produto em processo e produto acabados.
Materiais auxiliares, não incorporam no produto final, como por exemplo, material de escritório, que também podem ser chamados de materiais indiretos ou não-produtivos. Matéria-prima é o material que incorpora no produto final, também conhecido como materiais diretos ou produtivos. Produtos em processo, são os que estão em fase de fabricação, e podem ser identificados como materiais que estão no meio da fabrica. Produtos acabados, é o produto final que está pronto para ser comercializado. (MARTINS; CAMPOS 2000, p.93-94)
Segundo Idalberto Chiavenato em Manual de Administração de Materiais. “A administração de materiais consiste em se ter os materiais necessários, na quantidade certa, no local certo e no tempo certo à disposição dos órgãos que compõem o processo produtivo da empresa”.
A administração de recursos materiais tem como objetivo abastecer de maneira contínua, a empresa com materiais que seja importantes e indispensáveis para as suas atividades, visando, qualidade do material, quantidade necessária, prazo de entrega, preço e condições de pagamento.
Com boa qualidade do material a empresa busca aceitação dentro e fora da empresa. Com o controle de quantidade busca suprir a necessidades da produção e evitar desperdício. Com o controle de prazo de entrega busca satisfazer as necessidades dos clientes no menor tempo possível e com o preço e condições de pagamento busca passar flexibilidade e bom atendimento (MATERIAIS CONTABILIDADE).
ADMINISTRACÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS
Recursos patrimoniais, é o conjunto de riquezas da empresa, são as instalações, os prédios, equipamentos e veículos da empresa. Se o a empresa for de grande porte,