Artigo
A palavra trabalho vem do latim tripalium que era um instrumento de tortura na época da escravidão. Esta idéia já começa a ser mencionado na bíblia quando Deus deu a Adão a função de cuidar do paraíso, logo ela acaba se tornando um castigo quando Adão come a maça. Na Roma antiga o trabalho era visto como desonroso e era praticado somente pelos escravos.
A idéia de trabalho em troca de pagamento começa a surgir na idade media, entretanto não significava que os trabalhadores eram livres, pois eles tinham que dar boa parte de seus ganhos em troca de proteção e moradia.
A terceirização surgiu no capitalismo moderno e foi durante a 2ª Guerra Mundial nos Estados Unidos quando as indústrias bélicas precisavam produzir mais e decidiram se concentrar nas atividades-fim (produção de armas e munições) e contratar outras empresas para as atividades meio.
Na década de 80 a terceirização começa a ficar mais forte. No Brasil, a tendência chegou à década de 90, na época da reengenharia, onde as empresas, a fim de baratear custos, tiveram que verificar qual eram suas necessidades nas chamadas atividade-fim e atividade-meio. A maioria das empresas começou a terceirizar escolhendo as áreas mais simples como serviços gerais e segurança.
A terceirização visa à contratação de terceiros para as atividades efetuadas dentro da empresa, com isso possibilita a empresa focar mais sua atividade principal (atividade-fim) e deixa à contratada fazer as atividades paralelas, ou seja, (atividade-meio), ao terceirizar uma atividade busca-se reduzir custos e aumentar a eficiência, Não apenas para a atividade terceirizada, mas para a organização como um todo, em outras palavras a terceirização vem para buscar a excelência na atividade-meio, assim deixando mais tempo para a empresa focar sua atividade principal, para isso ela precisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos da organização.
deSENVOLVIMENTO
Segundo Martins (2008 p.125) “No Brasil este conceito chegou