artigo
Resumo:
O presente trabalho apresenta alguns aspectos das concepções a respeito do saber científico, saber escolar e transposição didática.
PALAVRAS – CHAVES: saber científico, saber escolar, transposição didática.
INTRODUÇÃO
Neste artigo, destacaremos a importância e a necessidade do conhecimento científico na educação escolar, abordando a problemática do currículo, e compreender a conversão do saber científico em saber escolar. Através dos conceitos científicos, a maneira de como são formadas as disciplinas escolares e sua relação com a ciência ou campos de conhecimento a que se referem.
Discutiremos a problemática da estruturação do currículo escolar em diferentes enfoques, apontando para a especificidade da educação escolar com o conhecimento, abordando seu papel no ensino – aprendizagem.
SABER CIENTÍFICO E SABER ESCOLAR
Há uma preocupação voltada ao problema do saber em geral, particularmente do saber científico, este saber é baseado no saber que se produz, constrói e descobre, transmite e que se recebe.
Esse processo de transformação do conhecimento se dá porque os funcionamentos didáticos e científicos do conhecimento não são os mesmos. Eles se relacionam, mas não se sobrepõem, assim, para que um determinado conhecimento seja ensinado é necessário passar por uma transformação.
O processo de transformação do conhecimento coloca diversas problemáticas, dentre elas a diferença entre os elementos do conhecimento produzido e do conhecimento a ser aprendido. A conversão do saber científico em saber escolar são complexas, pois, se compararmos os dois chegaremos a conclusão que: o científico e o escolar não acontece de forma organizada, a muitos rompimentos durante a transposição. Para que o aluno tenha um bom aprendizado depende de como os professores irão transmitir os conhecimentos científicos adquiridos para eles, depende