reciclagem
Para Oliveira (1999), a carga tributária do país é elevada devido aos inúmeros impostos, taxas e contribuições cobradas pelo governo, fazendo muitas empresas operarem à margem da lei. Dessa forma, o planejamento tributário tem por objetivos: evitar a ocorrência do fato gerador e reduzir o montante do tributo ou postergar o cumprimento da obrigação tributária.
Segundo Alves (2001), fazer um planejamento tributário remete à idéia de evasão e elisão fiscal. O planejamento fiscal correto e consciente deve atender a duas premissas da elisão fiscal, quais sejam, utilização de meios lícitos e atuação preventiva em relação ao fato gerador. Quando o contribuinte estuda a possibilidade de reduzir os encargos tributários, poderá fazê-lo legal ou ilegalmente.
A operação realizada de forma legal, chama-se elisão fiscal e de forma ilegal classifica-se como evasão fiscal (fraude, sonegação).
http://www.ibpt.com.br/arquivos/ estudos/2006_-_CARGA_TRIBUTARIA_BRASILEIRA_(_REVISADA). pdf
A economia brasileira vem passando, desde o início da década de 1990, por um processo de reformas econômicas e institucionais, com vistas à retomada do processo de desenvolvimento no contexto da internacionalização e da especialização crescentes que caracterizam o novo padrão de expansão da economia mundial. No entanto, os resultados alcançados ainda são insuficientes para contrabalançar o impacto das pressões competitivas geradas pela abertura econômica. Mais preocupante, entretanto, é que essas mudanças têm afetado mais as empresas de médio e pequeno portes, inibindo o crescimento da produção doméstica, do nível de emprego e das exportações.
A competitividade das atividades