Artigo
CLÁUDIA CABRAL*
ANDRESSA SIQUEIRA**
RESUMO:
Esta pesquisa tem como objeto de estudo “O Lúdico na Educação Infantil”. A temática surgiu da necessidade de repensar o fazer pedagógico e as concepções sobre as funções da Pré-Escola numa sociedade globalizada.
Palavras chave: Lúdico, aprendizagem, educação infantil
1. Introdução
O lúdico na educação infantil estimula a imaginação da criança, desenvolvendo habilidades em seu nível de conhecimento, ultrapassando as barreiras da escola, facilitando um melhor progresso na comunicação, saúde, na formação de sua personalidade, rompendo padrões afetivos e proporcionando o crescimento cognitivo e emocional.
A avaliação lúdica é um dos inúmeros caminhos que nos possibilita ver como a criança inicia seu processo de adaptação à realidade através de uma conquista física funcional, aprendendo a lidar de forma cada vez mais coordenada com seu corpo, situando-o e organizando-o num contexto espaço-temporal que lhe é reconhecível, que começa a fazer sentido para sua memória pessoal.
Ampliar a realidade externa da criança é despertar a necessidade de uma organização interna ágil e coerente, a fim de arquivar suas experiências e utiliza-las de modo adequado no momento presente. Ela precisa ampliar e organizar sua realidade externa, ao serem criadas elas passam a solicitar ação ao sujeito para se alimentarem, se manterem vivas e atuantes. O lúdico passa uma aprendizagem dinâmica, alegre, e o mais importante, interativa, quebrando o misticismo de que apenas o professor é responsável pelo aprendizado do aluno, criando assim um mecanismo de auto didática e usando os costumes que adquirem ao longo da vida. Na educação infantil a brincadeira é muito importante, pois as crianças vão aprendendo vários conceitos através de jogos e brincadeiras lúdicas, elas precisam do concreto e o abstrato na sua aprendizagem ou