Artigo
Centro de Ciências da Comunicação e Humanas
Departamente de Comunicação Social
Produção Editorial em Hipermídia
Produção para Tablets e Mobiles
Professora Liliane Brignol
Acadêmicos:Israel Orlandi e Maurício Fanfa
Santa Maria, Dezembro de 2012.
“O livro digital - ou livro eletrônico (e-book) - é o livro em formato digital, que apresenta o conteúdo transposto dos livros impressos, acrescido de recursos adicionais de interação próprios da mídia digital. Os e-books são acessados em equipamentos especiais, os e-readers, além de tablets, computadores de mesa, notebooks, PDAs ou celulares (…)” AGNER-ABCIBER
O crescente número de usuários e os investimentos de empresas em aplícativos de notícias evidenciam o quão revolucionário está sendo consumir leitura via digital.
Observa-se também que a integridade da hierarquização visual da informação – uma importante característica do jornalismo impresso - retornou ao primeiro plano nos tablets, retomando um papel proeminente na arquitetura de informação, o que nos remete à força da comunicação visual das revistas impressas, visto que com a utilização da Web, foi se perdendo essa usuabilidade e hierarquia do meio impresso.
Com a facilidade do uso dos Tablets e seu fácil transporte/manuseio, os usuários estão lendo mais tempo de notícias do que em jornais físicos.Cerca de 10 min a mais! O desafio maior é conseguir adaptar o que está escrito nos jornais (consagrado) para algo inédito, o digital. O que se precisa é justamente compreender as funcionalidades e potencialidades das novas tecnologias para estabelecer novos parâmetros - gráficos, visuais, de interatividade, compartilhamento e de hipertextualidade.Um Ipad é diferente de um e-Reader (Kindle), sendo assim é preciso que haja específicidade na produção para cada plataforma.
No Brasil, o problema das revistas digitais é que elas estão apenas transpondo o que é físico ao digital, causando