Artigo O Mito Da Caverna
Antes, talvez, a maior interpretação que se pudesse tirar da obra é que “as respostas estão lá fora”. Mas a julgar por pensamentos como o de Karl Marx, que em parte possa ter se baseado no assunto enxergando algo como a alienação pode-se observa-la nos personagens responsáveis pelas sombras.
Platão era um dos aprendizes de Sócrates, e talvez devido aos ensinamentos quisesse provar levar os outros à sua volta a pensar mais, se questionar e buscar mais respostas além de muito mais se conformar com o que lhes é dado. Pensamentos como esse podem ter ajudado a revolucionar as diversas ciências presentes no dia a dia e que nasceram da filosofia.
Contudo, falar sobre um assunto que ainda repercute atualmente é o mais surpreendente deste texto, dizer que aquele que descobriu o mundo a fora seria humilhado é narrar o que presenciamos durante um processo de revoluções nos últimos dois mil anos com nomes como o de Rousseau, que durante sua vida foi exportado de países por suas afirmações românticas do mundo. Ou mesmo Karl Marx que fora expulso diversas vezes de seus países. Para não usar como maior exemplo a própria vida de Cristo.
O mito da caverna é o tipo de texto que pode servir para abrir a mente de alguém alienado, alguém preconceituoso ou mesmo descrente, assim como é o tipo de texto que possa ser usado para analisar a maior parte das eventualidades sociais de todas as revoluções pensadoras. Algo que se fosse levado ao próprio pensador Platão poderia resultar em uma simples pergunta como “afinal de contas, o que é a realidade?”.