artigo A representação da juventude Negra no Brasil
Instituto de Educação Continuada - IEC
O ESPAÇO DO ADOLESCENTE NEGRO NAS REVISTAS TEEN
Contagem – MG Dezembro 2008
Claudete Silva Teodoro
O ESPAÇO DO ADOLESCENTE NEGRO NAS REVISTAS TEEN
Contagem – MG Dezembro 2008
O ESPAÇO DO ADOLESCENTE NEGRO NAS REVISTAS TEEN
No Brasil, o racismo é considerado um crime inafiançável, mas o preconceito não. Preconceito é uma construção mental, idéia pré - concebida sobre uma pessoa ou grupo.
A representação dos papéis das pessoas na sociedade deve ser igual na propaganda, na mídia, comunicação e também nos jornais e revistas. Não se pode criminalizar o pensamento, a idéia de um indivíduo. Mas quando essa idéia se materializa em forma de distinção ou exclusão, torna-se discriminação e pode ser punida. Para o adolescente negro, esta realidade esta ainda distante. As principais revistas voltadas para o publico jovem “Teem”, reflete a forma sorrateira de discriminação no Brasil. Desde cedo este jovem tem de conviver com estereótipos depreciativos que acabam com a auto-estima do adolescente não branco e estimulam os jovens brancos a se sentirem superiores.
Em uma pesquisa realizada com três revistas voltada para o publico Teem, no mês de setembro/2008, Capricho, Atrevida e Todateen constatamos que as revistas são totalmente voltadas para uma juventude branca de classe média, consumista, fashion e freqüentadora de shoppin centers. A impressão que se tem é que a revista esta sendo editada na Europa e Estados Unidos e voltada somente para adolescentes brancos.
Nota-se de forma bem clara, o desprezo pelo adolescente negro e o enfoque dos brancos como sendo mais bonitos, inteligentes e poderosos. Estas publicações são resultado de uma mídia preconceituosa e sem compromisso com a realidade da juventude brasileira e que ignora uma