Artigo técnico cientifico incompleto
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
GERAÇÃO ENERGÉTICA EM CASAS NOTURNAS POR PIEZOELETRICIDADE
CURSO: Engenharia Elétrica Professor TIDIR: Raquel Tuyama
Primeiro Autor, Segundo Autor, Terceiro Autor
Ana Carolina da Cunha Brito
Denis Oliveira Cruz
Igor Alessandro Gomes Borges
Leandro Soares de Assis
Mario Jose Gomes
Mateus Siqueira pereira
Saulo Marcos de Souza
Thais Cristina de oliveira
Resumo
Mesmo sendo “energia verde” bastante difundido na atualidade, o uso de piezoeletricidade ainda é pouco conhecido, apesar de ser um modo de geração com grande probabilidade de exploração e aproveitamento. Os estudos no Brasil ainda estão recentes, no entanto, já se encontram bastante desenvolvidos em países centrais. Tal tema é abordado nesse artigo, como possibilidade de estudar uma forma alternativa de fornecer energia a uma rede de distribuição vinda da energia mecânica de movimentação humana. Tal processo é perfeitamente viável, mas ainda de alto custo, sendo pouco disseminado, ainda que poderá ser amplamente empregado no futuro em centros comerciais, principalmente onde existe muita movimentação de pessoas.
Palavras-chaves piezoeletricidade, cristais, força mecânica
Introdução
Estamos focando em piezeletricidade, um meio de geração de energia limpa, citando as diversas aplicabilidades com ênfase em casas noturnas.
Embora tenha sido descoberta no sec. XIX, o meio de geração ainda é considerado novo e ainda não possui grandes investimentos sendo economicamente inviável a larga aplicação.
Devido a pesquisas de países de primeiro mundo em alguns anos já podemos ter acesso a essas tecnologias.
Estamos com o intuito de difundir a forma de geração ainda desconhecida por muitos e que pode ser amplamente aproveitada em lugares de frequente movimentação e ação mecânica.
Buscamos conhecer a fundo os fatores de caráter prático e desfavoráveis à aplicação, abordando aspectos econômicos, social, visual e cultural