Artigo teorias da adm
As teorias da Administração são divididas de diversas maneiras de acordo com suas ênfases (tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia). Conforme verificado abaixo:
ENFASE NAS TAREFAS
ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA: Foi uma corrente iniciada por Taylor, a administração é considerada uma ciência que tem como objetivo a racionalização e o planejamento das atividades operacionais.
ENFASE NA ESTRUTURA
TEORIA CLASSICA - Fayol considerou a administração como ciência para cuidar da estrutura e formatação organizacional, destacando as funções do administrador e os princípios gerais da administração.
TEORIA NEOCLASSICA – Baseada no ecletismo e atualização da Teoria Clássica
TEORIA BUROCRATICA – Baseada nos trabalhos de Max Weber, destaca as principais características do modelo burocratico, ou seja, na organização formal de uma empresa.
TEORIA ESTRUTURALISTA – Baseada na sociologia organizacional, sua abordagem é múltipla (formal e informal)
ENFASE NAS PESSOAS
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS – Hawthorne se preocupava com a integração das pessoas na sociedade e sua satisfação com relação às necessidades individuais. Isso era feito informalmente e seu objetivo era motivar, liderar e fazer dinâmicas em grupo.
TEORIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL –corrente baseada na psicologia organizacional, considerada a teoria das decisões, havia uma integração entre os objetivos individuas de cada funcionário e os objetivos da empresa.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL – ??????????
ENFASE NO AMBIENTE
TEORIA ESTRUTURALISTA –Avalia a organização, a estrutura interna e a interação com outras organizações, analisando também o papel do homem em varias organizações e no ambiente em que trabalha.
TEORIA DA CONTINGENCIA – acredita que a administração pode ser relativa e situacional, ou seja, depende exclusivamente das circunstancias ambientais e tecnológicas que a empresa