Soap + wsdl
Resumo. Este artigo apresenta uma análise sobre Web Service utilizando o protocolo SOAP e WSDL.
1. Introdução
Um Web Service é um módulo de software fracamente acoplado, independente e seu objetivo é realizar um procedimento computacional como por exemplo rotinas de validação, podendo ser acessada de diferentes sistemas através de usos de padrões da internet como o XML (Extensible Markup Language) e HTTP (HyperText Transfer Protocol). É de suma importância para sistemas distribuídos, justamente pelo conceito de interoperabilidade.
Existem alguns conceitos de Web Services, um deles é o SOAP (Simple Object Acces Protocol). Para a consolidação deste conceito, foi criado um consórcio designado como Web Services Interoperability Organization (WS-O), reunindo grandes líderes da tecnologia, como IBM, Microsoft, SAP,Oracle, BEA System, Fugitsu entre outras, trabalhando junto ao W3C (Entidade responsável pela padronização de diversas linguagens da internet).
Portanto, para um Web Service (SOAP) ser consumido por qualquer aplicação, basta que a aplicação entenda o SOAP e XML.
De acordo com o W3C: Web Services são softwares que oferecem serviços a aplicações remotas, denominadas consumidoras, utilizando a Internet como canal de comunicação.
2. Fundamentação Teórica
Web Service (WS) é um componente com capacidade de ser acessado remotamente por aplicações de diferentes linguagens. Sua comunicação é baseada em padrões como XLM (W3C 2003b), HTTP(W3C 2003a) e outros protocolos com suporte a interoperabilidade.
Usando padrões de protocolos, o WS permite a criação de aplicações compatíveis com diferentes linguagens de programação e sistemas operacionais.
Qualquer sistema é capaz de efetuar comunicação com o WS através dos protocolos que por sua vez são bem definidos.
[pic]
Figura 1: Funcionamento do Web Service
O Web Service é baseado na interação dos seguintes papéis:
• Provedor