Programação advpl
Aplicações Protheus 'Client' de WebServices
|Revisão: 30/04/2004 |
Abrangência
|Versão 7.10 |Versão 8.11 |
Definição de Client
Quando um Web Service 'Server' é criado e disponibilizado, junto dele também é disponibilizada a definição do serviço, seus argumentos, estruturas e retornos (WSDL) . Para a utilização de um Web Service, é necessário montar um programa –‘client’, que seja capaz de montar um “envelope” SOAP com os dados necessários ao processamento do Serviço, realizar a chamada, e tratar o pacote de retorno do serviço e suas respectivas excessões.
Embora existam Web Services que podem ser acessados via Http “direto”, apenas passando parâmetros via URL, o ‘client’ de Web Services do Protheus têm seu foco e recursos direcionados apenas a serviços que possuam interface de comunicação que realize POST de pacotes de dados XML em formato SOAP. O Protheus possui ferramentas e infra-estrutura incorporadas que permitem esta integração.
Geração do Client em Advpl
Utilizando o IDE, encontra-se disponível, no menu 'Ferramentas', a opção para que, através de um link para a obtenção do documento WSDL de um serviço, o Protheus gere automaticamente, em Advpl, uma classe 'Client' para a comunicação e utilização do mesmo.
Para tal, basta obtermos o endereço internet ( URL ) do WSDL desejado, criar um novo arquivo-fonte, e acessar o menu 'Ferramentas -> Gerar Cliente WebServices...'. Para cada serviço que se tenha a necessidade de geração de um fonte client, recomenda-se fortemente que cada fonte client seja gerado em um arquivo independente e exclusivo para este fim, e que de forma alguma este fonte gerado pelo assistente seja alterado.
Requisitos básicos para a Geração do Client em Advpl