artigo tema fragilidade na velhice
Este trabalho vai retratar sobre a entrevista com a idosa Nelsi Martini, na qual relata sua vida na infância, fase adulta e na velhice. A vida após as fragilidades que a velhice e da saúde trazem, a solidão que ela enfrenta e o medo tremendo da morte. Vamos retratar com mais detalhes sobre as fragilidades da vida idosa.
Palavras- chaves: fragilidade, solidão, medo, morte , saúde.
Fragilidade e suas dificuldades na velhice
Na geriatria, ‘fragilidade’ tem um significado específico: é uma síndrome, um conjunto de sintomas fisiológicos que drena a reserva de energia das pessoas, deixando-as menos capazes de resistir a estressores, explica a geriatra Renata Diniz (CRM-SP 132.280), diretora da VR MedCare.Na velhice é onde a fragilidade vem com mais força, alguns perdem sua independência e isso pode causar. O envelhecimento afeta estruturas e funções orgânicas, tais como a imunidade, capacidade fisiológica, poder de reparação, etc. A tensão gerada pelas crescentes limitações físicas e mentais, pela solidão resultada da perda de amigos e parentes, produz uma ansiedade que pode que podeprovocar vários mecanismos protetores. Durante o artigos vamos retratar como a idosa fala sobre sua fragilidade e como isso afeta a sua vida, sua rotina que mudou e os lugares que deixou de freqüentar.
Método
Participantes
Uma idosa de 83 anos, aposentada, ensino médio completo, foi funcionaria publica.
Instrumentos
Folha de papel 4A ,uma caneta azul e um gravador.
Procedimento
Foi marcada a entrevista na casa da Dona Maria e realizada uma entrevista de aproximadamente 40 minutos, seguida de um questionário disponibilizado pela professora.
O processo de envelhecimento é bastante relativo enquanto existe pessoas de 45 anos morrendo em leitos de hospital e jovens extremamente sedentários,