artigo sobre a aplicação das ferramentas estratégicas
A transformação organizacional deve ser entendida além dos chamados processos de planejamento de mudança, é necessário reconhecer suas forças, oportunidades, as suas ameaças, e principalmente suas fraquezas para que a organização ponha em prática formas de lidar com as problemáticas existentes, e desta forma tentar minimizá-los, para isto é necessário fazer algumas mudanças na empresa.
As mudanças são difíceis e são encaradas como barreiras, mais são de grande relevância para o desenvolvimento das mesmas, o receio a mudança vem primeiramente da cultura organizacional da empresa, assim como dos trabalhadores que a compõem. Diante disto, são necessárias estratégias administrativas para minimizar problemas dentro das organizações e que os colaboradores esteja cientes do processo de mudança. Só assim, ferramentas estratégicas surtirão efeito.
Essa tendência de mudança do foco estritamente microeconômico (mercado define a estratégia) para um modelo integrado de mercado (realidade externa + interna definem a estratégia), iniciada por Hamel & Prahalad (1990), hoje é um fato concreto aceito nos meios empresariais e acadêmicos no que se refere à teoria da estratégia. E o elemento chave é a competência.
Este estudo objetiva expor a aplicação das ferramentas estratégicas realizadas pelo Supermercado e Avícola Central, utilizando: Análise de SWOT, Análise do mercado de Porter e a Matriz BCG (Boston Group Consulting). Para tanto, o estudo de caso é caracterizado como exploratório, onde houve um levanamento bibliográfico e que contemplou a teoria sobre a estratégia e algumas de suas ferramentas. Por fim, realizou-se de visitas técnicas regulares a empresa visando observar, in loco, as técnicas e procedimentos até então adotados; identificação e qualificação das características da empresa, frente ao contexto onde a mesma está inserida.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1. Ferramentas de estratégia
A estratégia representa o comportamento da organização em