Artigo sobre Windows vs. Linux
Gustavo Spadotto Jardim¹
¹Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio Grandense (IFSul) 93.216-120 – Sapucaia do Sul – RS – Brasil gustavo.spadotto@gmail.com Abstract. This article is a comparison between Windows and Linux, the result of extensive research, with the aim of presenting the reader with detailed information about each system, the use of free software and the use of proprietary software. It is recommended that the reader already has some experience in computer science, since the use of terms of the area will be often used.
Resumo. Este artigo é uma comparação entre Windows e Linux, fruto de uma profunda pesquisa, com o intuito de apresentar ao leitor informações detalhadas sobre cada sistema, o uso do software livre e o uso do software proprietário. Recomenda-se que o leitor já tenha alguma experiência na área de informática, já que o uso de termos da área será frequentemente usado.
1. Introdução
Venho por meio deste artigo apresentar uma comparação entre os sistemas operacionais Windows e Linux. A seguir os tópicos abordados: conceitos históricos de cada sistema, diferenças de arquitetura, diferenças entre versões(desktop e servidor), uma comparação entre o uso do software livre ou uso do software proprietário e as recomendações de uso de cada um. Assim, este artigo busca ampliar o conhecimento do leitor sobre os sistemas, importância dos mesmos ao longo da história dos computadores, as principais diferenças entre eles, vantagens e desvantagens de cada um.
2. Conceitos/ Breve Histórico
Explicando de forma rápida e clara, um sistema operacional é um intermediário entre hardware e usuário, ele gerencia os recursos da máquina para o usuário, facilitando o uso da mesma. A característica mais notável de um sistema operacional, é o fato de apresentar uma interface gráfica, que é um dos recursos que mais facilita o manuseio do máquina. Resumindo, o usuário gerencia o software(sistema operacional), e o