artigo sobre ovo
- Nutricionais A cozinha dietética aplica conhecimentos de física, química, biologia, economia e outras ciências, adotando os métodos mais exatos, seguros e econômicos. Procura preservar os nutrientes porque sabe como se perdem. Cozinhar bem, preparando pratos complicados e saborosos, não significa cozinhar corretamente.
- Higiênicos
A cozinha dietética toma cuidados suficientes para garantir a inocuidade sanitária dos alimentos, mantendo as qualidades que lhe são próprias e com atenção especial ao conteúdo nutricional.
- Digestivos
Preparar o alimento de forma que a digestibilidade se torne mais fácil, sem perder os nutrientes antes contidos no estado natural também é um dos objetivos da preparação técnica dos alimentos.
- Sensoriais
Nutrição é ciência e arte. Tornar os alimentos aceitáveis e apetitosos também faz parte da técnica.
- Econômicos É o emprego correto e rendoso do dinheiro, energia e tempo.
O alimento vale pelo que representa em valor nutritivo, pelas possibilidades de aproveitá-lo e pela facilidade de prepará-lo e conservá-lo.
2º Qual a importância da técnica dietética para o nutricionista?
O Conhecimento da Técnica Dietética é de extrema importância tanto na definição de uma conduta alimentar quanto na criação de cardápios. Seja atuando na área clínica ou na de produção de alimentos, o Nutricionista precisa dominar os indicadores da cocção, das perdas não comestíveis, da reidratação e do processo de desgelo. Além disso, segundo a Nutricionista Charlene Brito, conselheira do CRN-5 que atua nas áreas de docência e nutrição clínica, “o Nutricionista deve saber mensurar os gêneros alimentícios a serem prescritos e sua adequada forma de preparo no intuito de reduzir as perdas nutricionais e adequar a situação clínica diagnosticada
As técnicas culinárias influenciam na concentração de contaminantes e na alergenicidade dos alimentos.
De um modo geral, o processo térmico