conlito regional
A Guerra da Coréia (1951 – 1953) – Ocorreu no apogeu da Guerra Fria. Esse conflitos-regionaisconflito envolveu os Estados Unidos e a União Soviética, quando a Coréia do Norte (apoiada pelos soviéticos) invadiu a Coréia do Sul (apoiada pelos americanos). A China comunista participou da guerra, ao lado dos soviéticos. Ao final do conflito, foi restabelecido o paralelo 38 como fronteira entre as duas Coréias, a do Norte e do Sul.
A Guerra do Vietnã (1961 – 1975) – Ocorreu após a independência do domínio francês em 1954, pois o Vietnã estava dividido em dois governos: no norte, a República Democrática do Vietnã (apoiada pelos socialistas) e, no sul, a República do Vietnã (apoiada pelo mundo capitalista). A unificação deveria ocorrer com as eleições, mas isso não foi possível, pois o governo do Vietnã do Sul não permitiu que as eleições se realizassem.
O conflito entre as duas repúblicas levou os Estados Unidos a intervirem militarmente para garantir o governo do sul, de Saigon. Com táticas de guerrilha, o Vietnã do norte promoveu uma longa guerra. Em 1973, pressionados pela opinião pública do país, os Estados Unidos saíram do Vietnã. Em 1975, com a vitória dos nortistas, o país foi unificado sob o regime socialista.
O Conflito Árabe- Israelense – Com o término da Segunda Guerra Mundia, a ONU aprovou a criação de um Estado judeu na Palestina e também de um Estado árabe, que não se consolidou. A criação do Estado de Israel, em 1948, gerou choques entre os judeus que chegavam e os árabes da região. Em 1964, os palestinos fundaram a Organização para a Libertação da Palestina (OLP). Seu líder, Yasser Arafat, buscou apoio para a formação de um Estado palestino. A situação de tensão e hostilidade no Oriente Médio não se resolveu e é uma constante no cenário internacional.
A Guerra do Iraque - O Iraque tentou anexar o Kuwait ao seu território. As tensões entre os dois países eclodiram em agosto de 1990, quando Saddam Hussein, presidente do