Artigo sobre odontologia veterinária
Você sabia que coelho vai ao dentista?
Sim, chinchila e porquinho da Índia também!
Elisângela Freitas
Médica Veterinaria formada pela UNESP-Botucatu
Especializada em odontologia veterinária pela Anclivepa-SP
Mestre e Doutora em cirurgia pela UNESP-Botucatu
Responsável pelo Odontovet Campinas
Membro e diretora da comissão científica da ABOV
Quem já teve algum desses amiguinhos em casa?
Hoje vou aproveitar para prestar uma homenagem ao meu coelhinho que neste mês de maio está completando 10 anos de vida, ao meu lado! Parabéns lindo!!!
Sabe como é possível eles viverem tanto tempo e com qualidade de vida? Alguns cuidados com a saúde são essenciais! Vamos falar um pouco sobre isso e abordar principalmente a saúde oral.
Será que quando adquirimos um pet desses, seja lá coelho, chinchila ou porquinho da Índia, recebemos todas as orientações necessárias sobre como cuidar deles? Será que somos informados corretamente sobre o tipo de alimento que devemos oferecer a eles? Como deve ser feito o manejo em casa? Posso dar só ração, como faço com meu cão? E sobre o tipo de dentes que eles tem na boca, é igual ao dos cães? Alguém já ouviu falar sobre isso???
Todas essas dúvidas são comuns entre os proprietários. Atendo frequentemente na clínica pessoas que tem um desses amiguinhos em casa e me relatam que de repente eles passam a selecionar o tipo de alimento, com o tempo (poucas semanas) chegam a parar de comer, aparentemente sem motivo algum, apresentam mudança de comportamento, ficando menos ativos e muitas vezes começam a salivar muito, a ponto dos pêlos ao redor da boca ficarem completamente úmidos. Esses sinais podem estar relacionados à dificuldade para mastigar o alimento e dor ao se alimentar.
É importante saber que esses amiguinhos são roedores e lagomorfos, portanto muito diferentes dos cães que são carnívoros! A chinchila, o porquinho da Índia e o coelho apresentam continuamente crescimento dos dentes, ao longo de toda a vida. Por