Artigo sobre itil
A biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é uma biblioteca de boas práticas (do inglês best practices), de domínio público, foi desenvolvido no final dos anos 80 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), atualmente OGC (Office Of Government Commerce), a biblioteca ITIL foi criada com o objetivo de desenvolver metodologias e criar padrões dentro dos departamentos do governo britânico buscando otimizar e melhorar os processos internos, logo outras entidades do governo perceberam que as práticas sugeridas também poderiam ser aplicadas em seus processos de TI. Em 1990 a biblioteca ITIL acabou se tornando um padrão de fato em todo o mundo.
A biblioteca ITIL endereça estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI apresentando um conjunto compreensivo de processos e procedimentos gerenciais organizados em disciplinas com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional em vista de alcançar o alinhamento estratégico com os negócios.
A biblioteca ITIL não define os processos a serem implantados na área de TI, não é uma metodologia para implementar processos, é um framework flexível que permite as organizações fazerem adaptações de modo que melhor atendam suas necessidades e se aproxime de sua realidade.
Atualmente o conjunto de livros ITIL busca promover a gestão com foco no cliente na qualidade dos serviços de tecnologia da informação. Promove uma abordagem de qualidade no gerenciamento de serviços de TI, objetivando alcançar a eficiência e eficácia do negocio da organização. Descreve processos de gerenciamento dos serviços de TI, os quais garantem a padronização de processos, viabilizando assim o tempo de resposta, custo e solução de problemas. A partir de então, a TI não é mais vista somente como um mecanismo de suporte, mas sim, como um setor participante da alta gerência, promovendo decisões estratégicas corporativas, assumindo grandes responsabilidades dentro de