ITIL
A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é o padrão de referência para o gerenciamento de projetos de Tecnologia da Informação (TI) mais aceito mundialmente. O framework (ou biblioteca) ITIL foi proposto pela CCTA (Central ComputingandTelecommunicationsAgency) e seu objetivo era desenvolver métodos e padrões dentro dos departamentos do governo britânico, visando melhorar os processos internos.
A ITIL é um framework que recomenda as melhores práticas para gerenciamento de serviços de TI, e que fornece recursos para atendimento da ISO/IEC 20000, incorporando as melhores recomendações contidas em CMMI, PMBOK, COBIT, Seis Sigma e ISO 20000.
Desde o surgimento da ITIL, em 1980, as empresas e outras entidades governamentais perceberam que as práticas sugeridas pela CCTA poderiam ser usadas em seus processos de TI, então, a partir de 1990 a ITIL passou a ser usada como padrão em todo o mundo. Com a grande importância que a ITIL passou a ter, o governo britânico a transferiu para o OGC (Office ofGovernmentCommerce).
Em 1991, com o governo britânico desinteressado em obter lucros com a ITIL e de propagar treinamentos pelo mundo, foi criada a comunidade ITMF (IT Management Forum) para discutir e disseminar as práticas na gestão de TI. Com o passar do tempo, a TI estava se transformando em uma área de serviços, então, em 1997 o nome da comunidade foi alterado para ITSMF (IT Service Management Forum).
No ano 2000, foi publicada a segunda versão do framework (ITIL V2). Essa nova versão surgiu com sete livros principais e tornou-se padrão de fato para o gerenciamento de serviços de TI.
Em 2005, a norma BS 15000 foi transformada em ISO 20000. Foi então criada, nesta ocasião, a primeira certificação internacional para sistemas de gerenciamento de serviços de TI.
A partir de 2004, a OGC iniciou um projeto para revisar a estrutura dos livros da ITIL. O projeto denominado ITIL Refresh reescreveu a nova versão do framework, ou seja, a terceira versão. A