artigo sobre ciencias.
Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de Novembro de 2013
A Relação Teoria-Prática no Ensino de Ciências: uma análise da ação pedagógica de estudantes do Curso de Pedagogia da UFPA.
The correlation between theory and practice in the
Teaching of Science: an analysis of pedagogical action of undergraduate students in the Pedagogy course in
UFPA
Resumo
A formação de professores de Ciências é uma discussão que compreende a teoria e a prática, na perspectiva de ressignificar o trabalho docente, levando em conta o que o aluno já sabe. Esta pesquisa objetiva analisar a ação pedagógica de duas alunas do curso de pedagogia da UFPA; utilizando para isso os fundamentos epistemológicos da disciplina Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Ciências, que compõem o currículo do curso de Pedagogia da UFPA. Enquadramos nossa pesquisa como qualitativa. Os encontros foram videogravados e as falas transcritas. O ensino de ciências deveria estar presente na realidade do aluno, isso facilitaria o processo de ensino e de aprendizagem. Referenciais teóricos da Educação em Ciências foram utilizados de forma inconsciente pelas professoras pesquisadas. É necessário que a linguagem da ciência seja discutida em sala. O professor ao desenvolver sua ação pedagógica com os estudantes, deve se aproximar sua fala a realidade das crianças.
Palavras-chave: Ensino de ciências, teoria e prática, formação de professores. Abstract
The education of Science teachers is a discussion that involves theory and practice, in the view of giving a new conception to the teacher’s work, and considering the knowledge students already know. This research aims at analising the pedagogical action of two students from the Pedagogy course in Ufpa. In order to do that, we study the epstemological knowledge of the subject “Fundamentos Teórico-Metodológicos do
Ensino de Ciências”. We consider this research as qualitative.