Artigo sindrome de down
ESTRATEGIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Adla Flavia¹
Cristina Maria¹
George Reis¹
Lorena Lisboa¹
Vivian brito¹
Renata Santana¹
Resumo
Este artigo é apresentado como atividade parcial da Av.II. Referente a disciplina Educação Inclusiva do Curso de Pedagogia. Sob a orientação do docente Valter Forastieri Covas. Tal qual objetivo é investigar sobre a Síndrome de Down e abordar estratégias pedagógicas para o trabalho com a Educação Inclusiva.
Palavra - chave: Síndrome de Down, Educação Inclusiva.
¹Alunos de Graduação do Centro Universitario Jorge Amado – Unijorge.
*Orientador do Artigo Valter Forastiere Covas.
Introdução
O presente Artigo tem objetivo de levar para o leitor o conhecimento a respeito da Síndrome de Down, e seus conceitos, trazendo em foco Estratégias Pedagógico de como o educador pode trabalhar com os mesmo em sala de aula e a importância que se tem a inclusão no desenvolvimento da criança. Ao realizar a pesquisa foi possível observar que existe um alto índice no que se diz respeito à discriminação na educação de portadores da Síndrome de Down.
Crianças com Síndrome de Dowm precisam ser estimuladas desde o nascimento, para que sejam capazes de vencer as limitações que essa doença genética lhes impõe. Como se tem necessidades específicas de saúde e aprendizagem exige assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre de desenvolver sua habilidade cognitiva e a habilitá-los para o convívio e a participação social.
1. A Síndrome de Down
É um conjunto de sinais e sintomas que caracterizam um atraso no desenvolvimento das funções motoras e mentais. Sua descoberta deve-se ao médico inglês John Langdon Down que em 1866 descreveu alguns sinais físicos semelhantes em um grupo distinto de pessoas e denominou o distúrbio de mongolismo¹.
A pessoa com Síndrome de Down apresenta um material cromossômico