Básico sobre SD.
O QUE É PACIENTE ESPECIAL? QUEM SÃO (EXEMPLOS)?
Conceitua-se paciente portador de necessidade especial (PNE) todo indivíduo que apresenta desvios de normalidade, quais sejam: de ordem física, mental, sensorial, de comportamento e crescimento de forma tão acentuada que tal indivíduo não pode realizar programas rotineiros de assistência.
Na população brasileira, eles são representados por uma parcela significativa, são cerca de 10% da população total, correspondente a aproximadamente 17 milhões de deficientes, a maioria deles sem assistência adequada. (MS, SNAS, CNSB,1992 citado por PINTO, MACHADO E SÁ, 2004).
Bibliografia utilizada:
PINTO B. M.; MACHADO C. J.; SÁ E. O. Características necessárias de um profissional de saúde que trabalha com pacientes portadores de necessidades especiais: um contraste de visões de profissionais e alunos de odontologia, pais e cuidadores. [Acesso em 13 jul 2014]. Disponível em: http://ideas.repec.org/p/cdp/texdis/td238.html.
O QUE É SÍNDROME DE DOWN?
A síndrome de Down é conhecida como uma anomalia genética, de características fenotípicas e é causada pela existência da trissomia cromossômica no par 21. Os portadores possuem algumas alterações físicas e sistêmicas importantes como a má formação cardíaca e intestinal, problemas respiratórios, de visão e audição, e certa deficiência intelectual. (Costa e Vilela, 2013).
Bibliografia utilizada:
VILLELA P. G. D. P.; COSTA P. P. Periodontite na Síndrome de Down. [Acesso em 13 jul 2014]. Disponível em: http://www.faciplac.edu.br/roplac/images/artigos/volume3/Artigo%209%20-%20Resumo.pdf.
COMO OCORRE?
Os óvulos e os espermatozóides formam-se a partir de células que, ao se dividirem, seus 46 cromossomos se separam: 23 seguem para uma célula, e seus pares correspondentes seguem para outra. Por isso, cada uma possui 23 cromossomos.
Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por