ARTIGO SEMI INTER PARA FAZER RESUMO E ABSTRAT
A VIOLÊNCIA, CONSUMO E O TRAFICO DE DROGAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMAÇARI
Camaçari-Ba
2013
UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Denival Pereira dos Santos
Devisson Jesus do Espírito Santo
Rebeca Leal de Carvalho Correia
Simone Valverde
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise quanto problemática da violência nas unidades escolares e no seu entorno.
PALAVRAS CHAVE:
ABSTRACT
INTRODUÇÃO
Ao considerar o conceito de cidadão “[...] cidadão pleno é aquele titular dos direitos civis, políticos e sociais” (CARVALHO, 2002, p. 9), compreende-se que a percepção atual de cidadania vai muito além dos direitos políticos. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando, assim, em uma posição de inferioridade dentro do grupo social.
A Constituição Federal de 1988, a “Constituição Cidadã”, representa uma grande conquista para a nação no tocante à cidadania. Além de trazê-la como seu fundamento, a Carta Magna preza pela garantia aos direitos individuais e coletivos a fim de proporcionar qualidade de vida aos cidadãos brasileiros, através do acesso ao lazer, cultura e desporto. Essa obtenção do direito ao lazer possibilita ao cidadão o acesso a uma vida digna, além de transformar a sociedade e melhorar o seu perfil, através de práticas culturais e esportivas, que são os melhores instrumentos de inclusão social e formação de cidadania.
Visto a exacerbada importância desses direitos e por conta dos baixos indíces de desenvolvimento socioeducacional que o Município de Camaçari apresentava no ano de 2007, foi primordial a criação de um Instituto voltado para à construção da cidadania e inclusão social, que foi denominado como “Cidade do Saber”. O Instituto foi base para esse artigo, pois possui inúmeros projetos e ações que enaltecem a formação do cidadão e fomentam o