Artigo Rio Pitimbu Final 1
QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PITIMBU NO TRECHO URBANO DA CIDADE DE
NATAL/RN
Moreira. Gina Karla
Américo. José
Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido em uma abordagem interdisciplinar
Instituto Federal do Rio Grande do Norte brasil@ifrn.edu.br - norte@ifrn.edu.br
Artigo submetido em 11/2014 e aceito em 12/2014
RESUMO
O trabalho trata da realização de análises físico – químicas e microbiológicas nas águas do rio Pitimbu, no trecho urbano da cidade de Natal/RN, de acordo com alguns parâmetros fixados pela resolução CONAMA 357 que avalia a qualidade da água para seus múltiplos usos. Este manancial encontra-se suscetível as diversas poluições antrópica como a contaminação por metais pesados e efluentes domésticos e industriais.
A metodologia para o desenvolvimento deste trabalho consistiu em quatro fases: pesquisa bibliográfica, caracterização da área em estudo, trabalhos de campo laboratório e tratamento de dados.
Os resultados encontrados como nas análises físico-química e microbiológicas, estão dentro da normalidade. As concentrações de metais, entretanto, encontram-se fora dos padrões para alguns elementos, o que deve servir de alerta visto que os metais são bioacumuláveis e podem trazer sérios problemas à fauna e flora aquáticas bem como a cadeia alimentar em que estejam inseridos.
A quantidade de resíduos sólidos é algo também bastante preocupante, pois em todos os pontos de coleta foi detectado em grande quantidade, necessitando de maior conscientização, esclarecimento e mudança de atitudes por parte da população
Este rio abastece 30% da cidade de natal e contribui para a diluição das águas dos poços que estão contaminadas por nitrato, verificando o quanto é importante a sua preservação e fiscalização sobre as atividades antrópicas que são realizadas em sua microbacia, além de servir de lazer para as classes menos favorecidas da sociedade e não existir para a maioria da população.
PALAVRAS-CHAVE: Rio