Artigo Rh
Sabe-se que a Revolução Industrial provocou uma efetiva modificação na estrutura econômica, empresarial e mercadológica, a nível mundial. Contudo, não gerou grande influência nos métodos e princípios da administração da época relacionados à gestão de pessoas, tal fator tinha pouca ou nenhuma significância perante a concepção e consciência baseada em baixos custos e alta lucratividade, ou seja, possuía um foco restrito a execução e produção, (CHIAVENATO, 2003).
Atualmente, já não se usa em excesso tais linhas de raciocínio, faz-se uso de um maior investimento nos colaboradores da organização. A idéia de Recursos Humanos apresenta seu início na fundamentação da administração científica, de forma sucinta e focada em uma melhor execução nos processos organizacionais, evitar ociosidade desnecessária (estudo da fadiga humana; Taylor), selecionar e treinar adequadamente os mais capacitados para a função.
Segundo Fleury (2002, p. 42) "a participação mais ampla de colaboradores de diferentes níveis da organização na formulação estratégica é adotada também como forma de tornar esse processo mais interativo e contínuo". Deste modo, percebe-se a existência de hierarquia na organização definindo as responsabilidades operacionais, táticas e estratégicas, principalmente envolvendo a atividade principal da organização e seu posicionamento no mercado.
Para relacionar a variável pessoas com planejamento estratégico da organização se faz necessário a criação de pontos específicos que venham guiar e nortear as idéias e competências de cada colaborador, tais pontos (ferramentas) denominam-se: missão, visão,