Artigo - RH
1 INTRODUÇÃO
Este artigo desenvolverá alguns conceitos da administração de recursos humanos. A área de recursos humanos e a seleção de pessoas é um instrumento de extrema importância para uma organização. Quando bem administrado, este processo traz benefícios tanto para o empregador quanto para o candidato a ser admitido.
2 CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
Para Chiavenato (2001) a administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras. Em uma empresa, o ato de administrar significa prever, organizar, comandar, coordenar e controlar tarefas visando alcançar produtividade, bem-estar dos trabalhadores e lucratividade, além de outros objetivos definidos pela organização. As funções administrativas envolvem esses cinco elementos que são as funções que um administrador precisa saber:
Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
Organizar: proporciona todas as coisas uteis do funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social.
Comandar: leva a organização a funcionar. O objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais como dirigir e orientar o pessoal.
Coordenar: tem a função de ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.
Controlar: verificar que tudo ocorrera de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas. Esses são os elementos que constituem o chamado processo administrativo, que está presente em qualquer atividade da empresa, sendo assim cada qual em seu nível.
2.1 O PERFIL DO ADMINISTRADOR DE RECURSOS HUMANOS NO SÉCULO XXI.
De acordo com Gil (1994) a moderna administração valoriza as atividades de recursos humanos. Só que as vê de maneira menos setorizada. Todos os