ética
A ética é nada menos que conceitos morais e expectativas de comportamento em sociedade, internalizados e aplicados de forma consciente na tomada de decisões. Portanto, a ética tem uma conotação individual, apesar da construção desse modelo pessoal acontecer a partir da moral e costumes num processo contínuo, influenciada pela sociedade (família, escola, igreja, profissão, etc.) que a pessoa vive. Sendo então, moldada por valores e princípios oriundos da sociedade em que se vive.
Já a ética corporativa é um conjunto de princípios, estabelecidos num código comportamental esperado de todos os empregados, de uso obrigatório em um sistema de consultas em caso de dúvidas. De certa forma, todo individuo ao ingressar em uma organização, deveria conhecer os seus princípios corporativos e verificar se são concordantes com os seus princípios individuais. E só deveria aceitar a empreitada caso houvesse concordância entre eles. De modo geral, não é possível se adaptar a um ambiente que proponha princípios éticos corporativos destoantes com os princípios éticos individuais.
A proposta de ética corporativa, ou empresarial, não deriva da ética dos gestores. Quando se estabelece um código comportamental, parte-se do principio de organização, de equipe, e se visa os objetivos gerais da organização, e não os objetivos ou princípios individuais de cada gestor. Entretanto, os princípios éticos dos gestores podem influenciar diretamente no comportamento de seus funcionários.
O ideal é que os princípios éticos estabelecidos pela organização no código comportamental sejam respeitados e utilizados por todos os colaboradores da organização. E, todos estes colaboradores tenham seus princípios éticos individuais condizentes com os princípios da organização.
Atividade de Fixação: “Se o gestor não agir de forma