Artigo revista
a no I – n º 16 | S emana de 22 a 28 de setembro de 2008
IA
ESPEC
L
BOLETIM SETORIAL DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE
NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS, MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA TAMBÉM É BASTANTE REQUISITADA
Mercado aquecido e mudanças em legislações tornam contador 3º profissional mais procurado
Foto: Steve Woods
O
S PROFISSIONAIS DE CIÊNcias Contábeis estão em 3º lugar no ranking dos mais requisitados pelo mecado. É uma bela notícia para a categoria, que comemora nesta segunda-feira (22), o Dia do
Contador. A tendência é que a oferta de mão-de-obra aumente nos próximos anos, assim como a de vagas, mas ninguém consegue vislumbrar em qual momento essa razão poderá se inverter.
A convergência das normas brasileiras de contabilidade aos padrões internacionais e a exigência às empresas com faturamento superior a R$
300 milhões ou ativos de mais de R$
240 milhões para que apresentem seus balanços auditados por auditor independente – trazidas pela Lei das
S/A (11.638/07) – ampliaram as obrigações de contadores e técnicos em contabilidade, mas também abriram boas perspectivas à carreira.
Os profissionais podem escolher entre mais de 30 especializações: auditor, perito, consultor, investigador de fraudes contábeis, analista financeiro, professor, pesquisador, planejador tributário e contador internacional.
Conforme dados da Manager, empresa da área de RH, a oferta de vagas para contabilistas se mantém em ter-
LEI DE MERCADO
Qualificação fará diferença na hora da seleção para uma vaga
ceiro lugar no ranking dos profissionais mais procurados este ano. Em primeiro lugar, com maior número de vagas, está Engenharia, e em segundo, Administração de Empresas (com 22,99% das vagas). Em seguida, Ciências Contábeis aparece com 11,20%). De acordo com a empresa, até junho de 2008 foram oferecidas 2.178 vagas aos profissionais contábeis. A média mensalmente é de 363 vagas.
Segundo o superintendente operacional do Centro de