Qualidade em prestação de serviços
PRESTAÇÃO EM SERVIÇOS
SERVIÇO é o resultado de pelo menos uma atividade desempenhada, necessariamente, na interface do fornecedor com o cliente. É geralmente intangível, ou seja, é um tipo de produto que, em geral não se apresenta de forma concreta.
A prestação de serviços é entendida como a realização de trabalho oferecido ou contratado por terceiros (comunidade ou empresa), incluindo assessorias, consultorias e cooperação interinstitucional, se caracteriza pela intangibilidade, inseparabilidade (produzido e utilizado ao mesmo tempo) e não resulta na posse de um bem. O setor de serviços respondeu, no ano passado, por 68,5% do Produto Interno Bruto (PIB) – soma das riquezas produzidas no país – e por mais de 70% dos empregos formais. Além disso, foi a atividade econômica que mais recebeu investimentos estrangeiros diretos: em torno de 45% das aplicações externas no setor produtivo.
PRESTAÇÃO EM SERVIÇOS: ACERTO E ERROS
Atualmente, as empresas dirigem suas atenções aos aspectos intangíveis da prestação de serviços. E essa tendência deve ganhar força em virtude da acirrada competição no mercado. Todos as empresas estão de olho no consumidor como um cliente em potencial. Sem dúvida, ganhará e manterá o cliente a empresa mais flexível, aquela comprometida com os compromissos assumidos e predisposta a atender às necessidades do cliente. Ou seja, diante da busca incessante pela solução de problemas, a prestação de serviços é destacada como fator necessário e urgente, porém assim como qualquer outro setor possui falhas, as quais devem ser avaliadas para o possível melhoramento diante dos processos.
PRESTAÇÃO EM SERVIÇOS: A LEI DAS FALHAS
É uma chave para que se preste um excelente serviço, que é dado como : A lei das falhas.
Falhas são inevitáveis, mas acontecem o tempo todo, e quando essas falhas chegam, é necessário ter um serviço de recuperação, que é, prever as possíveis falhas e como agir diante