Artigo resilencia
Ester Franco[1]
Rubens C. Viana F.[2]
RESUMO
Este artigo traz como tema um assunto que é de extrema importância para o desenvolvimento dos seres humano tanto profissional quanto pessoal, a resiliência, que é um conceito que tem sido utilizado para explicar fenômenos psicossociais referidos a indivíduos, grupos ou organizações que superam ou transcendem situações adversas.
Descreve sobre as características de uma pessoa resilente, e como desenvolver este atributo, destaca também o valor da motivação para um individuo atuar com resiliência e assim ter um crescimento mesmo em ambiente hostis mantendo sobre tudo a autoconfiança.
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo trata-se de um termo que vem sendo difundido aos poucos no cenário organizacional brasileiro, a resiliência. O termo é procedente da física, que é capacidade de um determinado material resistir a uma pressão. A psicologia tomou o termo emprestado para definir pessoas resiliêntes, indivíduos que tem a capacidade de resistir adversidades e as resolvem de forma construtiva, aprendo com os conflitos gerados e agregando esse aprendizado ao seu desenvolvimento pessoal e profissional.
As organizações vivem em constante desenvolvimento e transformações ocasionando assim a necessidade de possuírem em seus quadros organizacionais profissionais que saibam lidar com essas mudanças, pessoas que consigam achar o equilíbrio entre as tensões e a habilidade de lutar, pois nos dias de hoje diante da alta competitividade, instabilidade econômica e busca incansável por resultados, coloca os profissionais diante de vários conflitos que põem em teste a capacidade de manterem a estabilidade emocional.
Neste artigo também disserta-se sobre as características que possuem esses profissionais e como aperfeiçoa-las visando um melhor desempenho, já que profissionais que não desenvolvem esta competência, podem ter consequências que vão desde o baixo rendimento até