Importância da topografia na recuperação de áreas degradadas
O trabalho apresentado teve por objetivo principal evidenciar a importância da topografia em relação a elaboração de projetos de recuperação propriamente dita. Algumas definições foram citadas como a de Loch: a topografia consiste em métodos para determinação, dimensão, posição e porção.
No decorrer do artigo pode-se verificar os passos realizados para a análise da região que iria se estudada. Primeiramente o local da avaliação: uma propriedade rural de pequeno porte sem muita vegetação para não atrapalhar o trabalho, sabendo que o homem para suprir suas necessidades retira da natureza para o seu consumo e bem estar. Algumas diferenças de conceitos:
Área degradada: Regeneração natural apresenta baixa resilência ou seja diminuída.
Área pertubada: Mantém os meios de regeneração biótica após o distúrbio. Os métodos utilizados para o estudo dessa área foram: prévia vistoria, levantamento planialtimétrico cadastral. Com isso pode-se verificar que o imóvel não atendia a legislação florestal precisando assim, de um licenciamento ambiental para a recuperação de áreas degradadas.
O resultado mostrou que a mudança de um curso d’água para a construção dos lagos artificiais junto com a área desprovida de vegetação desrespeita as APP’S que são protegidos por lei. Ficou evidenciado que a propriedade teria de fazer uso sustentável , conservação e proteção dos recursos naturais.
Portanto pode-se concluir que, a topografia é um meio pelo qual o homem, verifica de forma geográfica, os recursos que podem ser utilizados para atividades de reconstrução ou até mesmo, construção benéfica para ambos os lados (homem x natureza) verificar principalmente os riscos e problemas existentes.
Definição de topografia e quais são minhas expectativas
Topografia em minha visão de conceito após a leitura desse artigo é um estudo completo de uma determinada área para localizar determinar, estudar, projetar e