ARTIGO RAQUEL
Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - CESVASF
RAQUEL GOMES TENÓRIO
ARTIGO
SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA E ESPANHOLA
Artigo apresentado a disciplina História do Nordeste a mesma orientada pela professora Joseane Pires dos S. Silva referente ao 2º semestre do ano de 2015.
BELÉM DE SÃO FRANCICO – PE
SETEMBRO DE 2015
SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA E ESPANHOLA
Raquel Gomes Tenório
RESUMO
Colonização é o ato de colonizar, ou seja, quando pessoas de um determinado país ou região vão para uma outra região (desabitada ou com nativos) para habitar ou explorar. No processo de colonização, ocorre a influência ou transferência cultural dos colonizadores para os colonizados e vice-versa. Existem dois tipos de colonização: de exploração e de povoamento.
PALAVRAS CHAVE: Colonização; Documentos; Comparação.
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo procura mostrar as semelhanças e diferenças entre a colonização Portuguesa e Espanhola. As diferenças entre as colonizações eram, inicialmente, mínimas, mas ambas as políticas coloniais foram divergindo ao longo dos tempos, e dessas resultou a América do Sul como hoje a conhecemos.
Tomando base em uma série de pesquisas e documentos sobre a temática, vislumbrando encontrar respostas satisfatórias sobre este fato histórico, como respaldo teórico autores como Luiz Roberto Lopes, Frei Bartolomé de Las Casas contribuíram para que o presente artigo fosse construído.
2. DESENVOLVIMENTO
21 COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA:
Após Cabral aportar por aqui em 1500, houve um hiato de 30 anos sem que os portugueses pensasse novamente na Terra de Santa Cruz. A preocupação recaia sobre a Índia, onde as possibilidades reais de lucro imediatos ofuscou a descoberta do Brasil, que para os padrões mercantilistas da época não oferecia condições para colonização. Num primeiro momento, a extração