Artigo Proteinas de alto e baixo valor biologico
FUNÇÕES E FONTES.
!
Amanda Selena Schaefer Franzói, Ana Camila Viebrantz e Monik Mak1.
!
!
RESUMO - Proteínas são macromoléculas formadas por moléculas de aminoácidos, sendo consideradas elementos essenciais para o crescimento, funcionamento, reparação e estrutura de todas as células vivas. As proteínas desempenham diversas funções, sendo algumas delas: estrutural, hormonal, imunológica, nutritiva e enzimática, tornandose indispensáveis para o correto funcionamento do organismo. Estas podem diferenciarse em proteínas que são de alto valor biológico e as de baixo valor biológico, sendo que algumas delas são compostas por aminoácidos que podem ser produzidos pelo organismo, porém, é necessário que se busque pelos outras através da alimentação.
!
Palavras chave: proteínas, valor biológico, alimentação.
!
Introdução: O presente artigo possui como principal objetivo apresentar as proteínas de alto e de baixo valor biológico, relatando suas características individuais, diferenças, assim como suas funções no organismo e suas proveniências. Para tal, foram utilizados diversos meios de pesquisa, sendo os mais utilizados, livros, artigos acadêmicos e páginas eletrônicas. As proteínas são de grande importância para o organismo, entre elas estão as de alto e baixo valor biológico. Dessa maneira, se torna algo muito importante compreender a forma por meio da qual estas moléculas são produzidas, de que forma agem, assim como a alimentação responsável por supri-las.
!
!
PROTEÍNAS:
!
As proteínas são macromoléculas cujo nome provém da palavra grega “protos”, que possui o significado de “a primeira” ou “a mais importante”, cujos constituintes são os aminoácidos. Estes se unem em longas cadeias formando, desta forma, as proteínas específicas. As proteínas estão presentes em todas as partes de uma célula, e por isso, são consideradas as biomoléculas mais abundantes nos seres vivos. Estas moléculas são capazes de realizar