ARTIGO PROPRIEDADES PERIODICAS editado
Matheus Barros Mendes (Unifacs, 020131118@unifacs.edu.br), Tiago Barbosa Coelho (Unifacs, tiagobarbosac@gmail.com), Victhoria de Castro Lima (Unifacs, victhoriaclima@gmail.com) e Waltemir Nogueira Santos Neto (Unifacs, wnsneto@gmail.com).
Orientador: Maria Luiza Andrade da Silva (Unifacs, maria.andrade@pro.unifacs.br). Palavras Chave: Química, bicarbonatos, carbonatos, balão de kitassato, indicador ácido-base.
RESUMO
Esse artigo baseia-se na prática ”Química dos elementos do grupo 4A”, onde, foram realizados experimentos para a obtenção de CO2 a partir de bicarbonatos e carbonatos, para a observação da reatividade e solubilidade de carbonatos e bicarbonatos, e para o estudo e obtenção de gel de silício.
INTRODUÇÃO
PARTE EXPERIMENTAL
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Parte I – Obtenção de CO2 a partir de bicarbonatos
Foi adicionado a um béquer 15 mL de água destilada e três gotas do indicador ácido-base vermelho de metila, que depois de adicionado manteve a cor da água incolor, indicando meio básico, pois o mesmo se torna vermelho somente em soluções ácidas. Em seguida conectou um balão de kitassato que continha 10 mL de HCl 1 mol/L ao béquer. Continuando, adicionou-se ao balão de kitassato uma “espátula” de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e depois tampou o mesmo com uma rolha, e foi possível observar a formação de bolhas na solução do béquer, indicando liberação de gás que era proveniente da adição do bicarbonato de sódio no ácido clorídrico. Notou-se uma leve coloração “rósea” na solução contida no béquer. Isso ocorre, pois, o bicarbonato de sódio reage com o ácido clorídrico formando dióxido de carbono (Reação 1). Quando reagimos o ácido com o sal formamos um produto volátil, o ácido usado neste caso foi o Ccido clorídrico (HCl), o Bicarbonato de Sódio é o sal (NaHCO3) e o produto volatilizado foi gás carbônico (CO2). A cor rósea notada na solução do béquer é consequência da mudança do meio básico para o meio ácido, pois água