Artigo Pronto 2
RESUMO
A psicopatia é reconhecida como um tipo de comportamento social em que os sujeitos são desprovidos de consciência moral, ética e humana, possuem atitudes descompromissadas com o outro e com as regras sociais, caracterizam-se por uma deficiência significativa de empatia. Este artigo tem por finalidade mostrar as características de uma psicopata, os danos que esses indivíduos causam na sociedade, as causas desse transtorno e discutir se os métodos de tratamento podem ser eficazes nesse contexto.
Palavras-chave: Psicopatia, Antissocial, Transtorno, Comportamento, Manipulação.
PSICOPATIA, AS CARACTERÍSTICAS DE UM PSICOPATA
O Transtorno de Personalidade Antissocial ou Psicopatia é um estado mental patológico caracterizado por desvios, principalmente, de caráter, que desencadeiam comportamentos antissociais. Esse desvio de caráter costuma ir se estruturando desde a infância. Por isso, na maioria das vezes, alguns dos seus sintomas podem ser observados nesta fase e/ou na adolescência, por meio de comportamentos agressivos que, durante estes períodos, são denominados de transtornos de conduta (APA, 2002; KAPLAN; SADOCK; GREBB, 2003).
Este transtorno é um tema muito significativo no campo da psicologia forense, já que seus portadores estão quase sempre envolvidos em atos criminosos ou em processos judiciais.
A psicopatia tende a tornar-se crônica, sendo improvável a sua cura e causar prejuízos na vida do próprio indivíduo e de quem com ele convive e, até mesmo, na sociedade.
Os indivíduos que desenvolvem esse comportamento são desprovidos de culpa, remorso, sensibilidade e senso de responsabilidade ética, são pessoas de todos os extratos sociais, homens, mulheres que estão infiltrados nos mais diversos contextos culturais e sociais. Existem, porém, poucos estudos relacionando o sexo feminino a este transtorno. Acredita-se até que, muitas vezes, a psicopatia possa estar sendo não diagnosticada no sexo feminino (APA,