Artigo pos graduacao ilma
Ilma de Souza Ferreira dos Reis2
RESUMO O artigo objetiva discutir os distúrbios de aprendizagem entre a leitura e escrita, enfatizando a dislexia. É questionada como os educadores e os professores de língua portuguesa lidam com portadores da dislexia. Argumenta- se que relacionamento entre disléxico e professor é algo automático, pois a dislexia é ainda encarada como doença e não como distúrbio que pode ter tratamento. Espera- se que este estudo, venha contribuir com os profissionais da área de educação, uma vez que há falta de informação, pesquisa e estudos referentes à dislexia. E bem como também contribuir com os portadores de dislexia, principalmente os de baixo poder aquisitivo, que, se não entendidos, acabam evadindo da escola, podendo tornar- se uma presa fácil para a marginalidade.
Palavras-Chave: Dislexia, disléxico, professor, distúrbio, leitura, escrita, aprendizagem.
INTRODUÇÃO
Trata-se de uma pesquisa de leitura analítica reflexiva, baseando- se na pesquisa bibliográfica, tendo como metodologia a utilização de livros científicos e Artigos, com objetivo de demonstrar alguns fatores causadores de dificuldade na leitura e escrita em portadores de dislexia, bem como ressaltar a observação dessas dificuldades, além de constatar sua veracidade no ensino em séries iniciais.
Observa- se que a dislexia é um distúrbio que tem causado discussões, pois abrange todo um processo de ensino- aprendizagem. Além disso, é visto por diversos educadores como uma questão urgente a ser debatida e se possível, sanada. São variados os problemas de aprendizagem, porém, não se pode delimitá-lo apenas no campo da compreensão dos conteúdos no que se refere ao aluno. É importante perceber a inter- relação existente entre inteligência e outros problemas relacionados aos aspectos da vida, pois os seres humanos não são unidades divisíveis.
Estima-se que, no Brasil cerca de 15 milhões de pessoas