ARTIGO PAI I
Eder Rebouças, Gabriela Aragão, Karine Leão, Marcos Bastos, Roberto Flavian
Nome da Equipe: Engenharia Civil
Orientador: Luis Hegouet
RESUMO
Hodiernamente, tem se falado bastante em sustentabilidade. Muito tem sido feito, mas muito há ainda por fazer. No âmbito da construção civil, cerca de 10% de todo o material que chega ao canteiro de obras é desperdiçado. Elevando custos e causando danos ao meio ambiente. Com este projeto, pretende-se experimentar uma técnica de reciclagem de concreto fresco economicamente viável que ajude a diminuir essa porcentagem e os gastos.
Palavras-chaves: Concreto fresco, Reciclagem, Construção.
1. INTRODUÇÃO
O PAI - Projeto Acadêmico Interdisciplinar - é um projeto elaborado pela
Universidade Salvador (Unifacs) que tem como objetivo superar a fragmentação de conhecimentos em áreas especializadas, bem como a correlação entre o conhecimento teórico em sala de aula e a realidade prática. Além do mais, proporcionar uma busca pelo conhecimento e contribuir para o desenvolvimento de algumas habilidades do corpo discente.
Cerca de 10% de todo o material que chega aos canteiros de obras é desperdiçado de acordo com dados da Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) da Prefeitura de São Paulo. E o problema do descarte indevido dos resíduos é decorrente, analisou-se que mais de 90% desses resíduos podem ser reciclados e reutilizados. É possível reciclar qualquer concreto, desde que seja escolhido o uso adequado e respeitando as limitações técnicas.
O referente projeto tem por objetivo compreender o processo de reciclagem dos resíduos de concreto fresco, evidenciando vantagens e desvantagens no uso de concreto reciclado. Pretende-se difundir, no âmbito acadêmico, a importância da reciclagem do concreto visando à minimização do impacto ambiental provocado pelo entulho gerado pela construção civil. A equipe desenvolveu um protótipo para demonstrar o processo de separação do resíduo de