Artigo lei de lenz
Nomes: Alan Thomas, Felipe Finco, Ingrid Thiana, Patricia Carsoni, Rafael Milani.
Turma B – Grupo B2
Engenharia Mecânica e-mail: ingrid_thiana@hotmail.com
Resumo. Aplicando os princípios da lei de Faraday, lei de Lenz e corrente de Foucanlt, para experimento de freio magnético, utilizando para comprovar a teoria, usamos tubos de pvc e de metal e em um segundo experimento pêndulos metálicos., e comprovamos que em materiais metálicos tende a ocorrer freage.
Palavras chave: Lei de Lenz, Lei de Faradei ,freio magnético.
Introdução
A corrente de Foucault ou chamada ‘corrente parasita’, são as corrente elétricas que aparecem em massas metálicas, com o consequência da variação de fluxo que atravessa sobre elas.
Quando no referimos de processo freio magnético, utilizamos duas leis para explica-la a lei de Faraday e Lenz.
A lei de Faraday, nos diz que a variação de fluxo magnético, na área da superfície condutora provoca uma força eletromotriz induzida, a qual faz com que ocorra a circulação de corrente elétrica induzida, na área que esta sobre a ação do campo magnético. Então o sentido da circulação da corrente e tal que ela tende a anular o efeito da corrente que a produz é definido através da lei de Lenz .
Para o caso de pêndulos o que produz o efeito de frio magnético é a passagem das mesmas através de linhas de campo do imã, quando a redução de área superficial, o efeito de freage tende a diminuir passando o pendulo a ter oscilações quase que livre.
Já para o experimento de imã no interior de um tubo, no interior de um tubo metálico existira vários anéis com comportamento igual ao de uma bobina ou espira , isto fara com que ocorra um campo magnético variado, que gera uma força eletromotriz , qual provoca uma corrente elétrica devido que se tem um circuito fechado. O campo magnético se contrapõem com o que o originou, criando uma força para cima, e teremos uma força peso para baixo logo o resultado entre