Indutancia
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
TRABALHO DE FÍSICA
(INDUÇÃO E INDUTÂNCIA)
SAM MARKUS P. BORGES
JOÃO PESSOA, ABRIL DE 2013.
Acadêmico: SAM MARKUS P. BORGES - Mat.: 109114-55
Curso: Química (Licenciatura)
Período: 2012.02
Trabalho sobre INDUÇÃO E INDUTÂNCIA
Trabalho referente à
Disciplina de
Física III
Orientador: Prof. Altemar Lobão
Sumário
INTRODUÇÃO4
LEI DE INDUÇÃO DE FARADAY 5
INDUTÂNCIA 8
BIBLIOGRAFIA 11
INTRODUÇÃO
A indução eletromagnética é o fenômeno no qual um campo magnético variável produz em um circuito elétrico uma corrente elétrica chamada de corrente elétrica induzida.
Quando Oersted mostrou, através de experimentos, que uma corrente elétrica gera um campo magnético à sua volta, muitos físicos da época começaram a pensar no modo contrário, isto é, começaram a imaginar se um campo magnético poderia gerar uma corrente elétrica. A questão era saber como isso poderia ser feito, foi então que Faraday conseguiu provar que o inverso acontecia, isto é, Faraday provou que era possível um campo magnético gerar uma corrente elétrica.
Na época, acreditava-se que a corrente elétrica era um fluido e para conseguir explicar corretamente que um campo magnético gera uma corrente, Faraday teve que partir do princípio que algum tipo de movimento ou variação do campo magnético poderia provocar o movimento desse fluido. A partir desta hipótese Faraday descobriu a indução eletromagnética.
A situação da figura acima mostra o fator determinante na geração da corrente elétrica: a variação do número de linhas de campo magnético que atravessa a espira, ou seja, a variação do fluxo magnético através da espira.
Portanto, podemos dizer que com uma simples movimentação de um ímã próximo a uma espira, isto é, a um circuito elétrico fechado, é possível produzir corrente elétrica. A produção de corrente elétrica por campos magnéticos recebeu o