Relatório Indutância
O indutor, também conhecido por bobina, é um elemento usado em circuitos elétricos, eletrônicos e digitais com a função de acumular energia através de um campo magnético, também serve para impedir variações na corrente elétrica.
Os indutores também são usados para formar um transformador, além de ser extensamente utilizados como filtro do tipo passa baixa (que exclui sinais de alta frequência).
O relatório a seguir aborda as atividades efetuadas em laboratório, cuja aula prática será descrita nos itens subsequentes.
2. OBJETIVO
Utilizar o osciloscópio e o Gerador de funções para estudar os conceitos de forma, amplitude e fase de onda envolvendo as diferentes associações de indutores;
Estudar a influência da indutância no comportamento da corrente elétrica em circuitos elétricos.
3. MATERIAL NECESSÁRIO
a) Osciloscópio;
b) Gerador de funções;
c) Indutores;
d) Resistores;
e) Fios para conexão.
4. ATIVIDADES PRÁTICAS E RESULTADOS OBTIDOS
4.1. Montamos o primeiro circuito RL: (L = 11mH; R = 330Ω)
Com o osciloscópio medimos o Vmax no canal 1 e no canal 2, o Período (T) no canal 1 e a variação de período (∆T). Usando uma regra de três simples, conforme mostrada abaixo, encontramos um valor para a diferença de fase (Ɵ), veja abaixo os respectivos resultados:
332 – 360° 40 – Ɵ
Ɵ = 43,37
4.2. Montamos o segundo circuito RL: (L = 11mH; R = 330Ω)
Com o osciloscópio medimos novamente o Vmax no canal 1 e no canal 2, o Período (T) no canal 1 e a variação de período (∆T). Usando uma regra de três simples, conforme mostrada abaixo, encontramos um valor para a diferença de fase (Ɵ), veja abaixo os respectivos resultados:
332 – 360° 50 – Ɵ
Ɵ = 54,21
4.3. Montamos o terceiro circuito RL: (L = 11mH; R = 330Ω)
Com o osciloscópio medimos novamente o Vmax no canal 1 e no canal 2, o Período (T) no canal 1 e a variação de período (∆T). Usando uma regra de três simples, conforme mostrada abaixo,