Artigo Layout
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo geral, delinear a importância que as estratégias sobre a escolha do arranjo físico, ou seja, o layout adequado, bem como sua adaptabilidade no ambiente de trabalho influem no processo de otimizar as operações, melhorando as condições para que os objetivos sejam alcançados, tendo ação direta na satisfação dos clientes e do mercado, que é cada vez mais competitivo e exigente. Para isso serão utilizados argumentos com fundamentações teóricas, a respeito das variedades de conceitos e características de layout que estão a disposição das organizações para que os resultados esperados sejam atingidos. A metodologia de coleta de dados baseia-se em levantamentos bibliográficos, através de livros e artigos especializados no assunto.
Palavras-chave: Arranjo físico. Layout. Mercado Competitivo.
1. CONCEITO DE LAYOUT
As organizações, a cada dia, vêm se preocupando com as novas abordagens e tendências diante das novas exigências do mercado. Os clientes são cada vez mais exigentes e para conseguir se manter nesse processo, os gestores estão estruturando estratégias e ações. Uma das mais utilizadas relaciona-se com o arranjo físico, ou seja, com o layout das organizações. Essa não é uma preocupação nova no âmbito empresarial, as discussões sobre tal estratégia surgem após a Revolução Industrial e se estenderam até os dias atuais (CARVALHO et al, 2010). Layout pode ser definido como:
“a arte e a ciência de se converter os elementos complexos e inter-relacionados da organização da manufatura e facilidades físicas em uma estrutura capaz de atingir os objetivos da empresa pela otimização entre a geração de custos e a geração de lucros”(GRAEMI, Alexandre Reis. PEINADO, Jurandir. Administração da produção: operações industriais e de serviços, p. 197.